segunda-feira, 1 de abril de 2013

Miguel Arroyo fala sobre o direito dos trabalhadores da educação


O Professor Miguel Arroyo chamou a atenção para a chegada dos setores populares à escola pública, o que a torna a escola pública popular e que requer atenção. "Nesse cenário, os trabalhadores em educação são profissionais da garantia do direito popular à educação. Isso traz exigências muito sérias para a própria identidade docente e dos movimentos docentes."

E destacou: "1/3 hora-atividade é um ganho dos trabalhadores em educação. Sempre pensamos que o estado nos faz favores. Temos que entender que, politicamente, quem obriga o governo a ter outras políticas para a categoria é o próprio movimento docente, operário. Ou seja, os educadores não são sujeitos de direitos que o estado dá, eles são os que criam esses direitos, alarga os mesmos, são sujeitos políticos e de políticas."

Arroyo pediu ainda atenção especial para a discussão conjunta dos problemas, estratégias e reivindicações da categoria como coletivo de trabalhadores que sustentam o lema do movimento: docentes unidos e lutando por direitos coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário