quinta-feira, 22 de março de 2012

Assembleia do Sind-UTE/MG 15/03/2012





Assembleia do Sind-UTE/MG - Sindicado Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, dia 15 de março de 2012.

As atividades fizeram parte da Greve Nacional da Educação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Uma das decisões foi o protocolo, junto ao Ministério Público Federal (MPF), de uma representação para cobrar do Governo do Estado o cumprimento da lei federal 11.738/08, que regulamenta o Piso Salarial da categoria em todo o país.

Nova Assembleia Estadual acontecerá no dia 21/4, em Mariana, quando vai acontecer o lançamento da Semana Nacional da Educação. Outra decisão votada pela categoria é potencializar o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade, no intuito de mostrar a realidade da educação em Minas Gerais.

A atividade integrou o calendário de luta do segundo dia de greve nacional e contou com apoio e participação de diversas entidades e movimentos sociais, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, Movimento dos Sem Terra, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG), União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), dentre outros movimentos e entidades. A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG Beatriz Cerqueira destacou a importância da participação das entidades. "O apoio dos movimentos sindical e social fortalece a iniciativa da categoria, que está unida e não abrirá mão de seus direitos definidos por lei", afirmou.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Greve nacional da educação em Minas tem adesão de 35% das escolas e 56% em Belo Horizonte

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) promoveu, tarde passada, Assembleia Estadual no pátio da ALMG, como parte das atividades do 2º dia da Greve Nacional da Educação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A paralisação em Minas Gerais começou nessa quarta-feira (14/3) e, até o momento, segundo o Sind-UTE/MG, tem a participação de 35% das escolas em todo o Estado. Somente em Belo Horizonte, das 225 escolas estaduais, 97 (ou 44%) não aderiram à greve nacional. Participam da paralisação 128 escolas, ou seja, 56% do total de estabelecimentos de ensino.

No Estado, além da capital, mais 34 municípios participam da greve nacional, entre eles, Contagem, Betim, Juiz de Fora e Ipatinga.

PISO - De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), atualmente, 17 estados – entre eles, Minas Gerais -, não pagam o Piso Salarial.

Reunião Conselho Geral Sind-UTE/MG

Beatriz Cerqueira - Coordenadora Geral Sind-UTE/MG



 José Celestino - Secretário Nacional de Formação da CUT




Ana Carolina - Executiva Nacional Estudantes de Pedagogia

Jairo Nogueira - Sindeletro-MG


 José Celestino - Secretário Nacional de Formação da CUT






 Marilda de Abreu Araújo - Secretária de Organização da CNTE e diretora do Sind-UTE/MG


Padre João - Deputado Federal (PT)


Gladston Reis - Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas - AMES/BH




Rogério Correa - Deputado Estadual (PT)



fotografias: Taís Ferreira

Publicado em: http://www.sindutemg.org.br